35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 11/04/2019
Você Sabe o Que é Tuberculose?
Veja mitos e verdades sobre a doença.

Descubra se você realmente sabe o que é mito ou verdade sobre a doença, com explicações do fisioterapeuta cardiopulmonar Bruno Fávero, responsável pelo ambulatório de reabilitação cardiopulmonar do Centro de Vida Saudável – Plano de Saúde Santa Casa.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acompanha o ser humano desde a pré história e é muito presente no Brasil. É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

Abaixo, estão listados alguns mitos e verdades sobre esta doença para você testar seu conhecimento sobre este assunto tão importante.

TUBERCULOSE É UMA DOENÇA DO PASSADO, NÃO EXISTE MAIS

MITO – A tuberculose é a doença infecciosa com maior número de mortes de jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS. No Brasil são notificados aproximadamente 67 mil casos novos por ano, e destes 4,5 mil acabam morrendo em decorrência da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa com maior número de mortes de jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS.

SOMENTE PESSOAS COM AIDS TEM TUBERCULOSE

MITO – Embora seja comum de acontecer, a AIDS diminui as defesas do corpo e, portanto, as chances de desenvolver tuberculose são mais altas. Porém não podemos colocar como exclusividade. No Brasil, menos de 10% das pessoas que têm tuberculose estão infectadas pelo HIV.

QUALQUER TOSSE PROLONGADA É TUBERCULOSE

MITO – A tuberculose é uma das possibilidades e não a única. A tosse com duração de 3 ou mais semanas é um dos sintomas principais, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Ao notar estes sintomas, um médico deverá ser consultado para realização de exames e, se diagnosticado, iniciar o tratamento.

A TUBERCULOSE PODE ATINGIR OUTROS ÓRGÃOS ALÉM DOS PULMÕES

VERDADE – A doença acomete principalmente os pulmões, mas pode afetar outros órgãos também, como intestino, rim, pele, ossos e olhos.

A TUBERCULOSE É TRANSMITIDA PELO COMPARTILHAMENTO DE OBJETOS COMO COPOS, TALHERES E ROUPAS DE CAMA.

MITO – A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que se transmite pelo ar, especialmente em ambientes mal ventilados e mal iluminados. Não ocorre a transmissão pelo contato com a saliva ou com objetos de uso pessoal.

A TUBERCULOSE TEM CURA

VERDADE – Desde a década de 50 existe tratamento para a tuberculose. Ao longo das últimas décadas, o tratamento tornou-se melhor e mais efetivo. O tratamento é gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Para que a cura seja assegurada é fundamental completar o tratamento, que dura, no mínimo 6 meses. Interromper o uso dos medicamentos antes do período estipulado pela equipe de saúde pode causar complicações.

TODA PESSOA COM TUBERCULOSE PODE TRANSMITIR A DOENÇA

MITO – A transmissão da doença acontece enquanto o paciente não se tratar. Com 15 dias de medicação, a chance é pequena e, com 30 dias, quase nula.

Ainda restaram dúvidas? Entre em contato conosco no Centro de Vida Saudável. Lá você conta com apoio de uma equipe multiprofissional especializada para tirar todas as suas dúvidas sobre este e demais assuntos relacionados a saúde e prevenção de doenças.

O Centro de Vida Saudável fica localizado na Rua Dr. Sepúlveda, 703 – Bairro Santa Casa; ou ligue para (35) 3529-1447 e ficaremos felizes em atendê-lo.

11/04/2019
0 / 1

Você Sabe o Que é Tuberculose?

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados