35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 15/03/2019
HRC Realiza V Seminário Multiprofissional
O Hospital Regional do Câncer de Passos realizou nesta sexta-feira, 15 de março, o V Seminário Multiprofissional.

O Hospital Regional do Câncer de Passos realizou nesta sexta-feira, 15 de março, o V Seminário Multiprofissional, com conteúdo voltado aos profissionais e estudantes da área da saúde, em relação aos cuidados, direitos e necessidades dos pacientes oncológicos visando a assistência integral e integrada.


 O evento aconteceu no auditório do Colégio Imaculada Conceição em Passos, com o foco nos Gestores de saúde, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas e psicólogos, assistentes sociais, auxiliares administrativos da central de regulação, assessores jurídicos e estudantes das áreas citadas. O evento teve como objetivo proporcionar a integração; disseminar conhecimento e experiências; desencadear ações mais eficazes e de maior qualidade na promoção, prevenção e na assistência ao paciente oncológico.


 A abertura do evento foi realizada pelo provedor da instituição Vivaldo Soares Neto, que destacou a importância de somar conhecimento, dividir experiências, diminuir dúvidas e multiplicar aprendizado. "Reforço a importância dessa pluralidade multiprofissional, no atendimento de nossos pacientes. São muitas mãos, espírito, mente e coração que se unem com o mesmo fim: cuidar com mais assertividade da vida de nossos pacientes; buscar soluções que atendam as diversas mazelas e dores. E então, sinto-me feliz em saber que este V Seminário está na trilha certa para um melhor atendimento à saúde" ressaltou.


A enfermeira do HRC Patrícia Santos Corrêa de Carvalho, Especialista em Oncologia; Coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos e Projeto Sol, realizou uma dinâmica com o público presente que destacou a importância do “olhar para o outro”, cuidar das pessoas ao nosso lado e entender que precisamos uns dos outros no dia-a-dia. Em seguida, Ana Paula Freitas Silva Silveira Mazuchi, realizou um testemunho com o tema “Familiar para familiar: aprendendo com você” e na sequência, Leonardo Consolim, Médico Responsável pelos Cuidados Paliativos na Santa Casa de Misericórdia de Passos e Hospital Regional do Câncer de Passos; Professor e Coordenador do Curso de Medicina da UEMG/Passos; Diretor da Casa do Cuidar - Organização para Prática e Ensino de Cuidados Paliativos - São Paulo, ministrou a palestra “Cuidando de quem cuida”. A psicóloga Gláucia Pretto Flores, Especialista em Psicologia Oncológica pelo INCA e em Cancerologia pelo Hospital Erasto Gaertner de Curitiba; Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia/Regional DF, abordou o tema “Esperança na Oncologia: Reflexões necessárias”. Outro destaque do evento foi a sessão “A busca de equilíbrio: hábitos para uma vida saudável”, com os convidados Marco Túlio Freire, Cheff de alimentos funcionais; Rafa Maia, Educador Físico especialista em Personal Trainner/Musculação/Melhor Idade/Coach Aulão; e a nutricionista Dayana de Paula, especialista em Nutrição Clínica e em Nutrição Esportiva e Funcional. Em seguida, a sessão “Paciente Hematológico: Cuidado Extra-Hospitalar” foi ministrada pelos seguinte médicos: Dr. Audir Ribeiro de Abreu Júnior, Médico Assistente da UTI Neonatal Santa Casa de Passos; Oncologista Pediátrico Hospital Regional do Câncer de Passos; Gerente Técnico do Núcleo Regional Hemominas de Passos; Médico responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa de Passos, Dra. Joyce Marques do Nascimento, Hematologista no HRC e Dra. Luciana Correia Afonso, Hematologista no HRC e Santa Casa de Passos. Para finalizar, o tema “Prevenir é o alvo” foi abordado por Tânia Mary Gomez, Presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL – gestão 2017/2019; Vice-Presidente da Federação Brasileira de Apoio à Saúde da Mama - FEMAMA; Porta Voz da Federação Brasileira de Apoio a Saúde da Mama no Estado do Paraná; Palestrante a nível nacional e internacional; Embaixadora da Paz Mundial; Idealizadora do Projeto ‘Chaveiro da Vida - Prevenção ao Alcance das Mãos’ e Autora do livro ‘VIVER Pense em Você!’.


“Foi uma manhã de intenso aprimoramento e discussão, estimulando a integração multiprofissional no atendimento oncológico, apresentando uma programação com palestras ministradas por palestrantes que priorizam o debate no âmbito da prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa do câncer” destacou Rita de Cássia Barbosa Costa, gerente do HRC.

15/03/2019
0 / 8

HRC Realiza V Seminário Multiprofissional

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados