35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 28/08/2025
Santa Casa de Passos apresenta resultados da implementação do projeto Lean nas Emergências na instituição

Na manhã da última terça, 26, a Santa Casa de Passos promoveu uma reunião para apresentar os dados e resultados alcançados pelo projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com hospitais de excelência por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS).
O encontro reuniu gestores, profissionais de saúde e colaboradores da instituição, com o objetivo de compartilhar os avanços obtidos na reestruturação do setor de urgência e emergência.
 
A metodologia Lean, que em tradução livre significa “enxuto”, consiste em uma filosofia de melhoria contínua voltada para assegurar fluxos de trabalho mais eficientes, eliminar desperdícios e otimizar processos que não agregam valor. Aplicada à saúde, tem como principal finalidade reduzir a superlotação em serviços de urgência e emergência, garantindo mais agilidade, qualidade e humanização no atendimento.
 
Na Santa Casa de Passos, a implementação trouxe melhorias significativas, como a criação da Unidade de Decisão Clínica (UDC), a implantação da Sala de Alta, o uso do Kanban, a atuação do Fluxista e a realização de Huddles diários para alinhar equipes e processos. O projeto foi conduzido pela equipe GAPE (Gestão de Alta Performance em Lean nas Emergências), formada por colaboradores da própria Santa Casa capacitados em São Paulo para executar a metodologia na instituição.
 
Essas mudanças resultaram em impactos positivos nos indicadores: redução de 14% no tempo de passagem dos pacientes sem internação, redução de 10% para pacientes internados, aumento de 6% no giro de leitos do SUS e redução de 8% na ineficiência do uso de leitos. Houve ainda uma expressiva redução de 90% da diferença prevista no tempo médio de permanência hospitalar.
 
A reunião marcou o encerramento da fase presencial do projeto Lean na instituição, iniciada em setembro de 2024. A partir de agora, a Santa Casa seguirá em fase de acompanhamento remoto até dezembro de 2025. Esse trabalho é patrocinado pelo Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, em parceria com a Beneficência Portuguesa, e reforça a transformação da gestão hospitalar com foco em eficiência, inovação e qualidade no cuidado aos pacientes.

28/08/2025
0 / 4

Santa Casa de Passos apresenta resultados da implementação do projeto Lean nas Emergências na instituição

  • Encarregado de Dados (DPO) Renato Maia

    E-mail
    dpo@scmp.org.br
    Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados