35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 29/03/2021
Santa Casa de Passos remaneja mais 10 leitos para UTI Covid

 Em reunião nesta segunda-feira, 29 de Março, com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Prefeitura Municipal de Passos, Ministério Público e Associação dos Municípios da Microrregião Do Médio Rio Grande (AMEG), a Santa Casa de Misericórdia de Passos comunicou que irá realizar o remanejamento de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) existentes de atendimento geral para assistência a pacientes com Covid-19.


 A decisão conjunta se faz necessária devido ao eminente aumento do número de casos e internações na Santa Casa. Nos últimos 10 dias, a UTI Covid da instituição manteve a marca de 100% de ocupação.


 Segundo o superintendente geral da Santa Casa, Daniel Porto Soares, o remanejamento no número de leitos será efetivado no início do mês de Abril. “A medida implica que o número de leitos de UTI para outras patologias será reduzido a 18, enquanto, para pacientes com Covid, a UTI adulto tenha 50 leitos”.


 Como recorda Daniel, em dezembro a Santa Casa de Passos dispunha de 30 leitos de UTI para Covid, dos quais apenas 10 eram credenciados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Em janeiro de 2021, observando o aumento da demanda por internações, a instituição remanejou mais 10 leitos para Covid, totalizando 40 leitos de UTI, sendo que 20 contam com o financiamento do Ministério da Saúde e os outros 20 ainda estão aguardando posicionamento da SES-MG sobre seu custeio.


 “A Santa Casa neste momento tão desafiador entendeu como importante se compromissar e realizar esta disponibilização, visando a tranquilidade e assistência dos mais de 20 municípios em que a instituição é referência para atendimento ao Covid-19”, afirma Daniel.


 Mesmo com os 50 leitos de UTI, o superintendente geral da Santa Casa reforça a necessidade da população adotar medidas de prevenção à doença.


 “Este remanejamento não é motivo de relaxamento para a comunidade, pois segundo o cenário que temos enfrentado, essa quantidade ainda vai ser insuficiente com a demanda que temos recebido. No entanto, este é o limite de oferta que podemos disponibilizar. Precisamos que toda a população continue colaborando para que possamos sair o mais rápido possível dessa situação”, reforça Daniel.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados