35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 12/11/2019
Santa Casa de Passos Promove Capacitação em Estomaterapia
Nos dois dias de evento, temas relevantes para enfermagem ?moderna? foram abordados por profissionais capacitados e propagadores do saber.

Ciente da constante evolução em tratamentos e cuidados hospitalares, assim como da necessidade de atualização aos pacientes atendidos e profissionais responsáveis, a Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos (UNEP), realizou nos últimos dias 07 e 08, a XVI Jornada de Estomaterapia e a III Jornada de Pesquisa Científica em Estomaterapia.

O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Imaculada Conceição (CIC) e foi ministrado por renomados médicos, fisioterapeutas e enfermeiros da unidade, contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, todas interessadas em agregar conhecimento sobre a área de enfermagem em Estomaterapia.

Para a estomaterapeuta e coordenadora do setor na Santa Casa de Misericórdia de Passos, Rosimar A. A. Dutra, a urgência dessa jornada visa capacitar os profissionais da área da saúde em relação aos tratamentos voltados ao envelhecimento populacional e suas demandas.

“Sabemos que as doenças crônicas degenerativas não infecciosas estão aumentando muito, então, precisamos capacitá-los para que saibam lidar com essas situações, com os cuidados exigidos e as novas tecnologias disponíveis - para isso, trouxemos várias empresas também para demonstrarem a pratica -, e, claro, para que os pacientes tenham uma assistência de qualidade”, explicou.

A escolha dos temas ministrados, ainda segundo a coordenadora científica e docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), foi uma tarefa minuciosa. Entre os assuntos abordados, as novas perspectivas e avanços nos cuidados com queimaduras, as melhores práticas na construção dos estomas intestinais e no manejo de feridas, assim como as explicações sobre feridas complexas e curativos de pressão negativa, ganharam a atenção dos presentes.

Conforme o cronograma, após um conjunto de palestras, uma roda de conversa e discussão foi iniciada. Para a técnica em enfermagem Maíza Martins dos Santos, que saiu de sua cidade natal, Piumhi, para aproveitar a oportunidade e garantir sua presença nos dois dias de evento, essa iniciativa foi muito válida para todos os presentes e, especialmente para o grupo que veio da cidade vizinha, uma alternativa para levar na bagagem mais conhecimento e produtos.

Antes de finalizar a jornada, diversos trabalhos científicos produzidos pelos alunos presentes, divididos entre modelos orais e pôsteres, foram expostos e defendidos por seus idealizadores. Houve premiação também aos modelos que somaram mais pontos de acordo com os critérios de avaliação.

12/11/2019
0 / 2

Santa Casa de Passos Promove Capacitação em Estomaterapia

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados