35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Coração

A manifestação da Insuficiência Renal Crônica implica em mudanças na vida pessoal, profissional, familiar e social do indivíduo. Essas mudanças levam os pacientes a reorganizarem sua rotina diária. Tendo conhecimento dos comprometimentos e limitações destes, propomos esta intervenção.

O hospital incentiva este trabalho e estimula tal proposta, uma vez que faz parte dos projetos de humanização desenvolvidos por ele. O projeto é desenvolvido desde 2000, na Santa Casa de Misericórdia de Passos, por profissionais atuantes no setor de Nefrologia e voluntários sensibilizados por essa problemática.

OBJETIVOS:

• Minimizar a ansiedade a que esta clientela está submetida;
• Estimular a expressão de emoções e desenvolver a socialização;
• Permitir ao paciente descobrir a melhor forma de lidar com limitações.

METODOLOGIA:

São propostas atividades artesanais, artísticas, recreativas, comemoração de festividades, atendimentos psicológicos, entre outros. O material oferecido para realização das atividades é conseguido através da venda de roupas e objetos em Bazares da Pechincha, realizados duas vezes ao ano.

As intervenções ocorrem diariamente, nos três turnos de diálise, num período de aproximadamente duas horas, por um membro da equipe que é composta por duas psicólogas, uma terapeuta ocupacional e um voluntário, no momento. São atendidos, na Hemodiálise, aproximadamente, 200 pacientes semanalmente.

Desenvolvendo atividades artesanais temos, em média, 40% dos pacientes. Também temos 15% dos pacientes que realizam atividades de leitura (livros e revistas) e jogos. E uma parcela razoável dos familiares também participa em casa ou na sala de espera do setor fazendo atividades artesanais.

RESULTADOS:

• Maior interação dos pacientes com a equipe clínica;
• Diminuição da ansiedade durante a hemodiálise;
• Maior participação deles nas atividades propostas, inclusive festividades;
• Desenvolvimento de trabalhos, inclusive em casa;
• Utilização da produção, como fonte de renda individual e também na Hemo@rte;
• Hemo@rte: exposição e venda dos trabalhos realizados durante todo o ano por pacientes e familiares engajados no projeto.
• Outro resultado gratificante foi a criação da AREPAR (associação dos renais crônicos e transplantados renais de Passos e região), da qual fazem parte: profissionais da equipe clínica do hospital, pacientes, familiares e voluntários da sociedade civil sensibilizados com a problemática do renal crônico, existe há três anos e neste período tem apoiado e garantido a sustentabilidade do projeto com festividades, campanhas e bazares da Pechincha.

ABRANGÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DO PROJETO:

A manifestação da Insuficiência Renal Crônica implica em mudanças na vida pessoal, profissional, familiar e social do indivíduo. Essas mudanças levam os pacientes a reorganizarem sua rotina diária. Tendo conhecimento dos comprometimentos e limitações destes pacientes, propomos esta intervenção.

O hospital através de uma gestão participativa, facilita o acesso à administração e proporciona um bom relacionamento entre gestores e usuários. Assim, a Santa Casa incentiva este trabalho e estimula tal proposta, uma vez que faz parte dos projetos de humanização desenvolvidos por ele. O projeto é desenvolvido desde 2000, na Santa Casa de Misericórdia de Passos, por profissionais atuantes no setor de Nefrologia e voluntários sensibilizados por essa problemática.

Na Hemodiálise são atendidos, aproximadamente, 200 pacientes semanalmente; sendo 53% do sexo masculino e 46%, do feminino; a maioria adultos, expressando uma faixa de 20 à 82 anos. Desta clientela, 53% reside na cidade de Passos e 46%, na região, aos que se interessam e têm disponibilidade são oferecidas atividades artesanais, artísticas, recreativas, atendimentos psicológicos e também aos seus familiares, sejam os acompanhantes da sala de espera, ou sejam, os que realizam atividades artesanais em casa. Também são atingidos pela proposta, os transplantados associados a AREPAR (que será definida logo abaixo) e os voluntários do projeto.

Um resultado gratificante da implantação do projeto COR@ção foi a criação da AREPAR (associação dos renais crônicos e transplantados renais de Passos e região), da qual fazem parte: profissionais da equipe clínica do hospital, pacientes, familiares e voluntários da sociedade civil sensibilizados com a problemática do renal crônico.

Existente há 6 anos, a AREPAR tem apoiado e garantido a sustentabilidade do projeto com festividades, campanhas, bazares da Pechincha e auxiliado na organização da HEMO@rte, exposição e venda dos trabalhos realizados durante todo o ano pelos participantes do projeto, bem como organizando campanhas de esclarecimento e estímulo à doação de órgãos. A sustentabilidade do projeto e a garantia da sua continuidade é conseguida através dos resultados alcançados e da ampliação da proposta no setor de Oncologia, do mesmo hospital.

CONCLUSÕES:

O projeto causou mudanças concretas na rotina do serviço e na vida dos pacientes e seus familiares. Permitindo ao paciente uma nova forma de lidar com as limitações impostas pelo tratamento e um novo ambiente de trabalho para a equipe.

NOVAS PROPOSTAS:

A equipe satisfeita com os resultados alcançados na Hemodiálise, propôs também no Serviço de Oncologia do mesmo hospital, um projeto com objetivos afins ao trabalho realizado com os pacientes da diálise. A princípio, realizado por uma voluntária e posteriormente, abraçado pelo grupo de apoio deste serviço (Gapop).

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados