35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 29/08/2019
Santa Casa Realiza Cirurgia Ortopédica Inédita
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou uma cirurgia ortopédica inédita na região: cirurgia de prótese unicompartimental do joelho.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou uma cirurgia ortopédica inédita na região: cirurgia de prótese unicompartimental do joelho. Nessa cirurgia é realizada a troca de parte do joelho e é indicada para pacientes que com artrose. O joelho é uma articulação que conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (perna) e permite o movimento de flexão e extensão. Se a articulação entre a tíbia e o fêmur está danificada só de um lado (interno ou externo), é possível usar implantes menores (chamados unicompartimental) para mudar a parte degradada.


A cirurgia foi realizada pelo médico ortopedista Ciro Jabur Pimenta, numa paciente de 48 anos, com quadro de dor e dificuldade para deambular há aproximadamente 4 anos. Apresentava uma artrose do compartimento medial do joelho bilateral, sendo optado primeiro por realizar a cirurgia no joelho direito devido a ser o mais sintomático. O médico explica que este é uma procedimento complexo, devendo ser respeitado com bastante rigor suas indicações, e ser realizado por especialista com conhecimento na área, já que tecnicamente tem maior demanda do que uma prótese total. “A cirurgia é realizada por uma incisão mediana no joelho, geralmente menor do que em artroplastia total do joelho. Entre suas principais vantagens estão uma recuperação mais rápida, menos dor após a cirurgia, menos perda de sangue, além de preservação de estoque ósseo, o que facilitaria uma possível revisão no futuro” destacou o médico.


O procedimento teve duração de 90 minutos, e a paciente recebeu alta em menos de 24 horas, já andando e colocando peso na perna operada. Não tinha dor, atingindo alto grau de satisfação pela mesma e pela equipe médica. “A grande vantagem dessa cirurgia é especialmente sua recuperação. Como a maioria dos procedimentos ortopédicos, é necessário uma reabilitação por profissional fisioterapeuta, para recuperar movimentos e melhorar a massa muscular que foram perdidas durante a doença” explicou. 


 A realização desta cirurgia inédita coloca a Santa Casa de Passos na vanguarda dos procedimentos ortopédicos em todo o país. “Realizamos aqui procedimentos de ponta, com material recém lançado no país, sendo que foi a primeira prótese da Oxford - Zimmer realizada no interior de Minas. Dessa forma, estamos aptos a ajudar nossos pacientes a terem uma melhor qualidade de vida, com muita segurança e aprimoramento técnico científico” destacou.

29/08/2019
0 / 1

Santa Casa Realiza Cirurgia Ortopédica Inédita

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados