35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 29/04/2019
Santa Casa de Passos Realiza Procedimento Inédito
Em 18 de abril de 2019, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou um procedimento inédito chamado Drenagem Biliar Percutânea.

Em 18 de abril de 2019, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou um procedimento inédito chamado Drenagem Biliar Percutânea. Este é um procedimento não cirúrgico em que um cateter é colocado através da pele no interior do fígado para drenar a bile. Esta drenagem é necessária geralmente devido a alguma obstrução dos dutos biliares, que são responsáveis por levar a bile do fígado ao intestino. Neste mesmo dia, dois pacientes receberam, com sucesso, a drenagem biliar.


De acordo com o Cirurgião Vascular e Radiologista Intervencionista Dr. Luiz Paulo Gireli, responsável pela realização do procedimento, os casos eram semelhantes. “Se tratavam de dois pacientes com neoplasia de cabeça de pâncreas que impedia a drenagem da bile, oriunda do fígado, para o duodeno. Isso causou uma icterícia (pele amarelada) grave, que piorava muito a qualidade de vida, causando dor, desconforto, fraqueza, perda do apetite e coceira, além do risco aumentado de infecção chamada de colangite. O risco de cirurgia era alto e não foi possível resolver o problema por endoscopia. Por isso foi optado pela realização da drenagem biliar percutânea.”, explicou o médico.


Este é um procedimento minimamente invasivo, realizado, exclusivamente, por um radiologista intervencionista. O tratamento permite a lavagem das vias biliares, o que eliminará as bactérias acumuladas nas vias biliares obstruídas responsáveis pela importante fraqueza, falta de apetite e eventual febre e calafrios (colangite). Além disto, por meio deste dreno biliar, a bile voltará a entrar no intestino, auxiliando de forma muito importante a digestão dos alimentos e absorção de nutrientes, reduzindo assim sintomas como distensão abdominal. No Brasil são poucos centros que realizam este procedimento, considerado de alta complexidade. Agora, Passos e região vão se beneficiar com mais este procedimento disponível na Santa Casa de Passos. 

29/04/2019
0 / 2

Santa Casa de Passos Realiza Procedimento Inédito

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados