35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 27/11/2018
13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata Acontece Nesta Sexta no HRC
A Campanha visa disponibilizar atendimento precoce, que possibilita que os casos suspeitos sejam encaminhados para tratamento no hospital.

Na próxima sexta-feira, 30 de novembro, o Hospital Regional do Câncer de Passos realizará a 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. A Campanha visa disponibilizar atendimento precoce, que possibilita que os casos suspeitos sejam encaminhados para tratamento no hospital.


Dos critérios para participação, destaca-se: homens com idade a partir de 50 anos e que nunca passaram por um urologista ou de menor idade que tenha histórico de câncer de próstata na família. Durante o mês também aconteceram palestras em diversos municípios da região e também para os colaboradores da Santa Casa e do HRC. Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o mais comum em homens depois do câncer de pele não-melanoma. Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente.


De acordo com o médico oncologista Natael Malta, a campanha a cada ano tem mais pessoas sendo avaliadas com diagnóstico precoce de câncer de próstata, da ordem de dez por cento dos casos que já vem previamente triados pelos municípios. Mas também existem as dificuldades: o grande entrave é a falta de recursos dos municípios para buscar os pacientes e conseguir os exames para iniciar o screening, sobretudo os da zona rural.

 

Mas deve-se ficar atento a alguns sintomas como:


•Dor ou ardor durante a micção;
•Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;
•Disfunção erétil, impotência;
•Sangue na urina ou no esperma;
•Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
•Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos. 

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados