35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 02/08/2018
Fórum Lean Healthcare É Realizado Pela Santa Casa de Passos Por Meio Da UNEP
A Unidade de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Passos promoveu nos dias 26 e 27 de julho o 1º Fórum Lean Healthcare do Sul de Minas.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos promoveu nos dias 26 e 27 de julho o 1º Fórum Lean Healthcare do Sul de Minas. O evento aconteceu no auditório do Colégio Imaculada Conceição e contou com participantes de 20 cidades dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.


O Lean Healthcare é uma filosofia de gestão que utiliza várias ferramentas e métodos que ajudam a criar um valor máximo para os pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo de espera, por exemplo. A abordagem foi originalmente derivada do sistema de linha de produção da montadora Toyota: um sistema contínuo de melhoria de processo que compreende técnicas estruturadas de gerenciamento de estoque, redução de resíduos e melhoria de qualidade. Posteriormente o Lean Healthcare foi implantado como uma grande ferramenta de qualidade na gestão hospitalar.


A programação do Fórum teve a participação de profissionais de referência na implantação do modelo Lean Healthcare, e também líderes de cases de sucesso dentro da prática do Lean de várias instituições: Federassantas - Belo Horizonte; Mokeru Institute; Universidade do Minho - Portugal; Instituto de Oncologia do Vale - São José dos Campos; Hospital Mater Dei - Belo Horizonte; Hospital São Francisco - Ribeirão Preto; Unicamp – Campinas e Universidade Feevale - Novo Hamburgo.


A supervisora do Escritório de Melhorias da Santa Casa de Passos, Letícia Pimenta, avaliou o evento como um importante disseminador da filosofia. “Nosso maior objetivo foi fomentar o interesse no Lean Healthcare nas demais instituições, expondo nossos cases de sucesso que estão produzindo resultados extremamente positivos para a Santa Casa de Passos. Apresentamos conceitos, ferramentas e aplicações para aumentar os resultados estratégicos inovando dentro da gestão em saúde, e esperamos que nossos participantes possam replicar isso em suas instituições, sempre na busca de melhorias constantes”, declarou Letícia.


“O Lean é capaz de gerar processos otimizados e seguros, o que implica diretamente na redução do desperdício e eliminação do retrabalho, tendo sempre em foco a segurança do paciente”, disse Daniel Porto Soares, Diretor da Santa Casa de Misericórdia de Passos, e coordenador do evento. “Essa metodologia aumenta a produção e causa impacto direto nos custos e lucros das instituições de saúde e vem despertando o interesse de profissionais e instituições de saúde em todo país, fortalecendo ainda mais as práticas de atendimento humanizado e da gestão sustentável, sempre com foco na segurança do paciente”, ressaltou Daniel. 

02/08/2018
0 / 52

Fórum Lean Healthcare É Realizado Pela Santa Casa de Passos Por Meio Da UNEP

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados