35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 09/07/2018
Farmácia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Farmácia Clínica é a área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente.

Farmácia Clínica é a “área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar, e prevenir doenças.” (CFF nº 585 agosto/2013)

O farmacêutico clínico atua no apoio à terapêutica como integrante efetivo da equipe multiprofissional e interdisciplinar, que tem como principal objetivo restabelecer a saúde do paciente com a visão dos diversos profissionais envolvidos em seus cuidados. As atividades compreendem discussão de casos clínicos e da terapia medicamentosa em todos os seus aspectos (via de administração, frequência, dose, ajuste de dose para a função renal alterada, compatibilidade, diluição, legibilidade, alergia a medicamentos, tempo de infusão, medicamentos via sonda, reconciliação medicamentosa, análise do aprazamento, indicação, interações medicamentosas, reações adversas e custos), apoio à equipe através do fornecimento de informações referentes a medicamentos e educação continuada dos diversos profissionais.

Na Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP), a Farmácia Clínica desenvolveu-se junto ao processo de Acreditação Hospitalar. Em 2007, onde a instituição passou a ser acreditada nível 1, e eventualmente a farmácia clínica passa a realizar a Análise Técnica das Prescrições Médicas, analisando as interações medicamentosas, diluições, estabilidades dos medicamentos, reações adversas e demais informações, as quais são repassadas ao Corpo Clinico e enfermagem. Em 2010, recebe o nível 2 de acreditação. Até então o Hospital contava com 6 farmacêuticos, sendo 4 na gestão e 2 no Hospital Regional do Câncer (HRC). Em março de 2014, houve a contratação dos 3 primeiros farmacêuticos clínicos, onde passam a atuar exclusivamente junto às unidades de internações. Com isso, o número de atendimentos em Farmácia Clínica, evoluídos em prontuário, saltam de 91 em janeiro para 1221 em abril, atingindo a todos os pacientes internados.

Em 2014 conquista o nível 3, de excelência, da acreditação e, em 2015 a Santa Casa (SC) contrata mais 3 farmacêuticos clínicos, se adequando à lei nº 13021, de agosto de 2014, a qual dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas e torna obrigatória a presença do farmacêutico em todo o período de funcionamento. Com isso, passa a ter 6 farmacêuticos clínicos, 4 de gestão e 2 no HRC. Em 2017, a SC contrata mais 3 farmacêuticos clínicos, contando então, com um quadro de 15 farmacêuticos. Em Outubro do mesmo ano, a SCMP recebe a Certificação de Excelência Internacional pela metodologia canadense Qmentum. Hoje, contamos com 12 farmacêuticos, sendo 7 clínicos, 2 de gestão e 3 no HRC, atendendo a todos os pacientes internados e ambulatoriais (HRC e Hemodiálise). Nas alas de internação é aplicado um “score de risco”, utilizado na seleção daqueles pacientes que serão acompanhados diariamente até alta hospitalar. Enquanto que, nas unidades de Terapia Intensiva, todos os pacientes são acompanhados diariamente. Além disso, realizamos análises técnicas das prescrições médicas em 100% dos pacientes internados. Temos como objetivo final o uso correto e efetivo dos medicamentos, e principalmente a segurança dos pacientes. 

09/07/2018
0 / 1

Farmácia Clínica na Santa Casa de Misericórdia de Passos.

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados