35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 19/04/2017
Simulado de Abandono de Área é Realizado na Santa Casa
Com o objetivo de treinar as equipes sobre como agir diante de uma situação de emergência, a SCMP realizou o 1° Simulado do Plano de Contingência de Incêndio e Abandono de Área.

Com o objetivo de treinar as equipes sobre como agir diante de uma situação de emergência e assegurar que pacientes, seus acompanhantes e colaboradores mantenham-se seguros, a Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou na manhã desta terça-feira, 18 de abril, o 1° Simulado do Plano de Contingência de Incêndio e Abandono de Área.


A simulação teve início às 07h58 com o anúncio do código de emergência. Foi encenado um princípio de incêndio na UTI Coronária, causado por um curto-circuito em uma das tomadas da sala. Em seguida, foi realizado o combate ao incêndio e feita a retirada de seis voluntários, que simularam serem pacientes da unidade. A atividade contou com a participação de colaboradores, voluntários e integrantes da Brigada de Emergência. No total, a instituição conta com 430 brigadistas, que são treinados anualmente pelo SESMT (Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho). Além disso, todos os setores do hospital possuem mapas com as rotas de fuga, facilitando o abandono e evitando pânico e outras situações que possam agravar o evento.


Segundo Neymar Toledo, Técnico de Segurança do Trabalho, toda a ação foi cronometrada e acompanhada por observadores, que verificaram o cumprimento do plano de contingência. A atividade teve duração de 13 minutos, do princípio do incêndio até a finalização do plano, tempo considerado bom pelos instrutores do treinamento. “Esse exercício nos possibilita treinar nossa equipe a lidar com situações extremas. Podemos testar a nossa estrutura, procedimentos e rotas de fuga e identificar as possíveis falhas para que em uma situação real, estejamos preparados para o melhor atendimento. Estamos em um processo de melhoria constante para garantir segurança a todos os nossos colaboradores, pacientes e público em geral”, finalizou Neymar.

19/04/2017
0 / 7

Simulado de Abandono de Área é Realizado na Santa Casa

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados