35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 10/04/2017
13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele é Realizada no HRC
O HRC realizou na manhã deste sábado, 7 de abril, a sua 13ª Campanha de Prevenção do Câncer de Pele. A campanha, de nível regional, foi organizada pelo Serviço Social do hospital, que disponibilizou 200 vagas para Passos e região.

Foram mais de 40 profissionais que se voluntariaram para os atendimentos, entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, auxiliares administrativos, voluntários, entre outros. A campanha teve início às oito da manhã com uma palestra sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento do câncer de pele, com o médico oncologista Pedro de Castro Mendes. Em seguida, os pacientes foram encaminhados para o Gapop-r (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região), onde foi servido um café-da-manhã especial para os participantes.


Segundo o médico oncologista Paulo César Felipe Franco, a incidência de câncer de pele é maior em pessoas de olhos e cabelos claros, pele seca e clara, com história de casos na família e que tenham feridas avermelhadas, escamativas, que estão crescendo e sangrando. Além disso, ocorrências de câncer de pele podem ser percebidas por meio de pintas, principalmente na cor preta e que esteja apresentando coceira, sangramento e modificação no tamanho, textura ou forma.


De acordo com a assistente social Solange Lima, dos 139 pacientes atendidos, 59 foram encaminhados para biopsia, cirurgia para remoção do tumor ou tratamento. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 25% de todos os diagnósticos da doença, no Brasil. Em 2016, foram registrados mais de 180 mil novos casos de câncer de pele (não melanoma), no País.


Neste ano, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele do HRC, foi realizada em 8 de abril para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer. O dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer. Projeções como a do Observatório da Oncologia, por sua vez, apontam que o câncer deve se tornar a principal causa de mortes até 2029.

10/04/2017
0 / 6

13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele é Realizada no HRC

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados