35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 07/02/2017
Santa Casa Realizará Simulado do Plano de Contingência
A simulação visa à preparação para desastres em grande escala e recepção de múltiplas vítimas.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizará no próximo dia 14 de fevereiro, um simulado do seu plano de contingência para desastre em grande escala, que colocará em prática o seu plano de atendimento a múltiplas vítimas.


A ação visa atender às vítimas em situações que demandam esforços extras das equipes multiprofissionais, de forma ordenada e planejada, com qualidade e eficácia.


O exercício acontecerá em parceria com o Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Polícia Rodoviária, DEER/MG, AB Nascentes das Gerais, Prefeitura de Passos, Grupo CMP e Grupo Coliseum de Teatro.


Esse simulado, que envolverá diversos setores do hospital, será ativado a partir de uma situação hipotética de acidente em uma empresa de Passos, que vitimará doze pessoas, encaminhadas à Santa Casa de Passos.


Desastres em grande escala são sempre uma grande preocupação para as instituições de saúde. É importante estar preparado para essas situações e planejar uma resposta para a crise. O preparo vai desde o mapeamento dos recursos disponíveis, avaliação de riscos, remoção, triagem, primeiros atendimentos das vítimas, definição das rotas rápidas ao socorro e o atendimento hospitalar. “Na ação, vamos simular uma situação real de acidente com várias vítimas. Esse exercício resulta em maior integração e preparo de todos para as circunstâncias reais” destacou Marcelo Soares, Gerente de Operações do hospital.


O treinamento possibilitará que as diversas entidades que podem ser acionadas em uma situação real de emergência, testem seus tempos de resposta e treinem seus colaboradores, como o SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Grupo CMP entre outros. O exercício contará com a participação importante do Grupo Coliseum de Teatro, cujos atores farão os papeis de vítimas e familiares.

 

O Simulado


No dia 14 de fevereiro, haverá o acionamento das equipes de emergência, que irão se deslocar para o local do acidente, uma empresa localizada no Distrito Industrial de Passos. Nessa etapa, serão avaliados o tempo gasto no percurso e a organização das equipes.


Nesse momento, terá início as atividades de cada uma das entidades dentro do exercício. Após a evacuação do ambiente, as vítimas serão triadas conforme a classificação internacional de gravidade nas áreas verde (vítimas conscientes e que se locomovem sozinhas), amarela (vítimas machucadas, com ou sem consciência e condições de locomoção própria, mas sem risco de morte), vermelha (vítimas graves) e preto (óbito). As vítimas serão encaminhadas para a Santa Casa de Misericórdia de Passos, que dará início ao seu plano de contingência para desastres em grande escala. “A direção do hospital está realmente comprometida e atenta para entrar em ação em caso de calamidade pública. O Plano de Contingência é fundamental para resposta rápida em situação de assistência imediata às vítimas de desastre em grande escala. Nele estão definidas as responsabilidades de cada um, de forma a organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias de atuação” reforçou Marcelo Soares.


Vale ressaltar que a Santa Casa de Passos é acreditada em excelência pela Organização Nacional de Acreditação e faz parte do Programa Internacional de Acreditação (Qmentum) do Canadá. Recentemente, foi apontada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um dos hospitais brasileiros que atendem a critérios de qualidade importantes para aferir o padrão de assistência prestada à população.

07/02/2017
0 / 1

Santa Casa Realizará Simulado do Plano de Contingência

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados