Em um importante avanço para a área da saúde, a Santa Casa de Passos ampliou sua capacidade diagnóstica com a implementação de testes moleculares. Esta nova tecnologia representa um marco significativo para a instituição, otimizando o processo de diagnóstico, tornando-o mais rápido e preciso.
O diagnóstico molecular é uma técnica avançada que analisa o DNA contido na amostra biológica, para identificar o microorganismo responsável pela patologia apresentada pelo paciente. O GeneXpert, equipamento utilizado nesse modelo de teste, permite a detecção precisa e rápida de diversos patógenos em diferentes áreas.
Essa nova implementação possibilitou, na área respiratória, a pesquisa e diferenciação entre gripe, vírus sincicial respiratório e Covid-19, na área de infecções hospitalares investigação de diarreias agudas, na área de infecções sexualmente transmissíveis clamídia e gonorreia, e na área de pesquisa e assistência à saúde pública o rastreio de tuberculose, este com detecção ainda de resistência farmacológica aos principais medicamentos.
Atualmente,o laboratório da Santa Casa realiza, em média, 180 testes moleculares por mês, destes, 120 no rastreio da tuberculose. Esses números ajudam a equipe médica no melhor tratamento ao doente, além de possibilitar maior agilidade na tomada de decisões, beneficiando substancialmente o manejo de leitos hospitalares.
No campo da saúde pública, a Santa Casa é destaque no Sul de Minas Gerais, sendo um dos poucos hospitais do estado que realiza o teste rápido molecular para tuberculose. Antes da implementação local, as amostras deveriam ser enviadas a Pouso Alegre, com tempo de resultado extenso, além de dificuldades relativas ao fluxo e conservação de amostras. Agora, com o equipamento da Instituição, juntamente com uma parceria do Ministério da Saúde, o tempo de resultado a partir da entrada da amostra foi reduzido para cerca de 1 hora, e tudo isso sem custo algum ao paciente.
A implementação do novo equipamento de diagnósticos moleculares na Santa Casa traz benefícios significativos para a equipe médica, permitindo diagnósticos mais precisos e decisões rápidas, aumentando a eficácia dos tratamentos. Essa tecnologia fortalece a capacidade da instituição em lidar com uma ampla gama de condições de saúde, demonstrando o comprometimento da instituição em cumprir com os valores que nos guiam: Inovação e Excelência.
O trabalho da equipe da Santa Casa continua, com a perspectiva de ampliar os testes e melhorar ainda mais o atendimento à população. Esse esforço demonstra o comprometimento da instituição com a política estratégica de introduzir novas tecnologias que aprimorem a relação médico-hospitalar.
Responsável Técnico - Dr. José Ronaldo
Médico Cardiologista|Intensivista
CRM MG 38099
RQE 19141|26806