35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 10/07/2024
Pela primeira vez, Santa Casa realiza cirurgia de laringe com laser via SUS

Estamos no mês de Julho e com ele iniciamos a celebração da campanha do Julho Verde. Este é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, aqueles que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, na faringe, na paratireoide, nas glândulas salivares e na região sinonasal.
 
A campanha tem como objetivo principal alertar sobre tumores cujos sintomas são frequentemente ignorados, o que leva a diagnósticos tardios e compromete a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que o câncer de cabeça e pescoço afeta entre 35 mil e 40 mil pessoas por ano.
E para iniciar essa ação, a Santa Casa de Passos comemorou uma conquista muito importante. No dia 15 de maio, o cirurgião de cabeça e pescoço, Raphael Versiani, realizou um procedimento cirúrgico em um paciente com estenose de laringe.
 
A microcirurgia de laringe com laser de CO2 é um procedimento cirúrgico indicado para remoção de lesões benignas e malignas da laringe. Sua utilização abrange desde pólipos, nódulos, cistos, hemangiomas, papilomas até tumores malignos precoces. 
 
“Essa é uma tecnologia que, não necessariamente substitui a cirurgia convencional, mas ela pode proporcionar uma cirurgia com menor tempo de duração e uma recuperação com mais qualidade”. Explicou o Dr. Raphael Versiani, responsável pelo procedimento.
 
Essa cirurgia já havia sido realizada na instituição, mas essa foi a primeira vez que foi aprovada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para o Dr. Raphael, essa conquista é muito importante para idealizar um futuro mais promissor no tratamento de câncer no pescoço.
 
“Nós estamos sempre em constante discussão para conseguirmos beneficiar os pacientes do SUS. É muito importante que todos tenham acesso às novas tecnologias que proporcionam melhores resultados funcionais e muitas vezes melhores resultados de cura. Nossa visão aqui no Hospital é que a gente consiga oferecer isso para todos, principalmente para os pacientes oncológicos de toda a nossa região”.
 
Dr. Raphael informou também que a instituição continua buscando meios para garantir o acesso a todos os pacientes que necessitam desse tipo de procedimento, o que reforça o nosso compromisso com a saúde da região: “No dia 13 de julho faremos mais um procedimento utilizando o laser, desta vez no Hospital Regional do Câncer, para a retirada de um tumor na laringe”.
 
 
 
 
 
 
 
Responsável Técnico - Dr. José Ronaldo 
Médico Cardiologista|Intensivista
CRM MG 38099
RQE 19141|26806 
 
 

10/07/2024
0 / 1

Pela primeira vez, Santa Casa realiza cirurgia de laringe com laser via SUS

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados