Matéria postada em 13/06/2024
Equipe da UTI Cardiológica Infantil da Santa Casa celebra Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita
Dia 12 de Junho é o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita e para celebrar essa data de sensibilização sobre essa temática tão importante, a equipe da UTI Cardiológica Infantil da instituição se uniu e realizou uma ação na Santa Casa de Passos.
A Cardiopatia Congênita refere-se a uma anomalia no coração que se desenvolve ainda no estágio fetal. Suas causas são variadas, englobando fatores ambientais e genéticos, além do uso de certos medicamentos e substâncias, bem como doenças maternas como diabetes, lúpus e infecções, como rubéola e sífilis, que podem influenciar a formação do coração nas primeiras oito semanas de gestação.
Durante o dia, diversas ações foram realizadas e a equipe da UTI Cardiológica se uniu à pacientes, seus familiares e corpo clínico, para resgatar histórias de cirurgias de sucesso que marcam a história desse serviço prestado pela instituição.
A Santa Casa de Passos realiza cirurgias cardíacas infantis desde 2013, quando, no dia 10 de junho do mesmo ano, operou Kauã Evangelista, de 1 ano de idade. De lá para cá a instituição conseguiu oficializar o procedimento cirúrgico, que hoje é executado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo uma das duas únicas instituições que realizam esse tipo de intervenção cirúrgica.
A Santa Casa de Passos foi a primeira a realizar esse tipo de operação na região e hoje, 11 anos após a primeira cirurgia, a entidade conta com uma UTI Cardiológica Infantil e realiza exames de ecocardiograma, eco fetal, cateterismo cardíaco infantil e cirurgias cardíacas de pequeno a grande porte.
Ao todo a Santa Casa já realizou 786 cirurgias cardíacas infantis, de 2013 a maio de 2024.
13/06/2024
0 / 5
Equipe da UTI Cardiológica Infantil da Santa Casa celebra Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita