35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 27/09/2023
Em meio à campanha de doação de órgãos, Santa Casa de Passos realiza o 100º transplante de rim

O Setembro Verde é uma campanha que celebra a conscientização e incentivo à doação de órgãos, e neste mês a Santa Casa de Misericórdia de Passos, coincidentemente, realizou o seu centésimo transplante renal de sucesso.
 
A instituição realizou o seu primeiro transplante de rins em 2018 e desde lá vem trabalhando intensamente para que essa marca tão significativa se repita e que mais histórias de sucesso possam se concretizar.
 
Para Nero Gonçalves Oliveira, paciente número 100, a notícia de que o transplante aconteceria parecia inacreditável. Ele iniciou o tratamento de hemodiálise na Santa Casa e com apenas 14 dias na fila, recebeu a notícia de que o transplante seria feito. “Eu pensei até que fosse brincadeira, porque eu sou O negativo, não tinha expectativa de receber esse rim tão rápido”.
 
O Dr. Tomás Carvalho, médico nefrologista, fala dessa marca histórica alcançada pela Santa Casa de Passos. "Mesmo com todo o avanço em outras modalidades de tratamento, nós sabemos que o transplante renal é a modalidade que garante o maior tempo de vida, com a maior qualidade de vida, e ainda a melhor relação de custo/efetividade pensando-se em saúde pública. Nós sabemos que o transplante representa a melhor forma de tratamento".
 
Em alusão ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, celebrado em 27 de Setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Passos por meio da CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecido para Transplante), mobiliza a comunidade para reforçar a importância da doação de órgãos. 
 
"Todo programa de transplante depende de uma doação de órgãos para que ele aconteça. É evidente que existem transplantes com doadores vivos, mas eles correspondem à grande minoria dos casos. Todos esses pacientes que estão listados à espera de um transplante em Minas Gerais, elas dependem de um gesto, de uma família, de um paciente que manifestou em vida o seu desejo de ser doador, daí a nobreza e importância de ser um doador de órgãos e manifestar esse desejo em vida perante à família", completou o médico Tomás Carvalho, responsável pelo serviço de transplante renal do Hospital

27/09/2023
0 / 1

Em meio à campanha de doação de órgãos, Santa Casa de Passos realiza o 100º transplante de rim

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados