35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 19/05/2023
Santa Casa de Passos e Marinha do Brasil realizam treinamento conjunto para emergências com múltiplas vítimas

A Santa Casa de Passos, em parceria com a Marinha do Brasil, promoveu esta semana uma simulação de incidente com múltiplas vítimas, visando capacitar seus profissionais para atuar de forma eficiente em situações de emergência. O treinamento envolveu cerca de 200 colaboradores de diversos setores do hospital e teve como objetivo aprimorar os protocolos e procedimentos adotados nessas circunstâncias críticas.

A simulação permitiu que as entidades envolvidas no atendimento a emergências testassem seus tempos de resposta e oferecessem treinamento adicional aos seus colaboradores. Durante o exercício, foram simulados três incidentes distintos: o desabamento do telhado da Igreja São João Batista, um afogamento no Clube Náutico em Furnas e um acidente de carro em frente à JBS, que gerou contaminação por amônia. No total, os incidentes resultaram em 20 vítimas, que foram encaminhadas simultaneamente à Santa Casa de Passos.

Acidentes que envolvem múltiplas vítimas representam sempre uma grande preocupação para as instituições de saúde. É essencial estar preparado para essas situações e planejar uma resposta eficaz diante da crise. O preparo abrange desde o mapeamento dos recursos disponíveis e a avaliação de riscos até a remoção, triagem e primeiros atendimentos das vítimas, além da definição de rotas rápidas para o socorro e o atendimento hospitalar.

A simulação, realizada em parceria com a Marinha do Brasil, contou com a participação da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), que está promovendo a Operação Furnas no sul do estado de Minas Gerais. Além da Marinha, o exercício também envolveu o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e a Polícia Militar.

A Operação Furnas, que acontece até o dia 23 de maio, é a maior operação já vista na região e conta com a participação de mais de 1.300 fuzileiros navais. O propósito da operação é possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra e da Força Aeronaval em Operações Ribeirinhas, de Paz e Interagências, em coordenação com o Estado de Minas Gerais e outros órgãos.

 

19/05/2023
0 / 34

Santa Casa de Passos e Marinha do Brasil realizam treinamento conjunto para emergências com múltiplas vítimas

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados