35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 13/01/2023
Santa Casa de Passos finaliza participação no desafio da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

A Santa Casa de Misericórdia de Passos completou a sua participação nos Desafios a Saúde pelo Clima, Resíduos e Energia no ciclo 2021/2022. O desafio é um programa global organizado pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, que busca reunir e mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo para reduzirem suas emissões. Com o passar do ano, os integrantes revelam informações e ganham suporte técnico com o objetivo de administrar seu impacto climático com base em liderança, resiliência e mitigação.

De acordo com Eder Viana, Engenheiro Ambiental da Santa Casa, a participação nos Desafios é importante para a gestão ambiental da instituição, possibilitando a construção de uma base consistente de dados ambientais, que auxiliam nas tomadas de decisões. “Diariamente, são realizadas as pesagens e registro dos resíduos infectantes, químicos, comuns e recicláveis gerados. Dessa forma, nossa base de dados vai sendo construída, nos ajudando a enxergar possíveis desvios e agir com foco na diminuição da geração de resíduos e fomento a reciclagem e o reaproveitamento dos mesmos”.

Em relação ao clima, ocorre o monitoramento mensal do abastecimento de combustível da frota da Santa Casa, além de outros levantamentos, como o consumo de energia, gases medicinais e GLP. Tais dados são utilizados para calcular as emissões de gases de efeito estufa do hospital, servindo como orientação para as ações voltadas para a redução e neutralização de emissões.

Para Alysson Marques Rodarte, Engenheiro Eletricista da Santa Casa de Passos, realizar um diagnóstico é essencial. “Durante o ano todo, fazemos um levantamento de todos os equipamentos que consomem e produzem energia no hospital. Dessa forma, o diagnóstico é muito importante para todos os hospitais que participam da rede, pois, quando você conhece os seus equipamentos, você pode propor suas melhorias ou trocas à diretoria”, finalizou.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados