35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 12/07/2022
Santa Casa de Misericórdia de Passos comemora 20 anos do serviço de oncologia

No dia 11 de julho, o serviço de oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Passos comemora 20 anos de funcionamento. Considerada um marco na história do hospital, o serviço é uma conquista que foi possibilitada através do apoio de funcionários, diretoria e corpo clínico da Santa Casa para a população, líderes políticos e órgãos públicos.
 
Em 1993, após analisar a rotina cansativa de muitos pacientes com câncer, a Mesa Administrativa da Santa Casa se inquietou. Com isso, ideias e planos a respeito da construção de um hospital do câncer capacitado para interromper o sofrimento diário dos pacientes com câncer foram debatidos.
 
Porém, os responsáveis possuíam conhecimento de que, antes do hospital, era necessária a presença de um serviço de quimioterapia para amenizar o problema. A Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde, levou cerca de nove anos para autorizar o credenciamento da Unidade de Tratamento Quimioterápico da Santa Casa de Passos. 
 
De acordo com o Doutor Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa de Passos, a situação era preocupante. “Não dava para esperar mais. Sabíamos que a viagem a outros centros desgastava ainda mais nossos doentes, sem contar com os gastos financeiros para alimentação que era oneroso para a maioria, impedindo muitos de se tratar fora”, afirmou.
 
Para dar início ao projeto, o hospital deu importância inicial ao início do oferecimento de uma das etapas do tratamento contra o câncer. Dessa forma, a Santa Casa reformou um anexo próximo da portaria do hospital para ofertar o Serviço de Quimioterapia através de sessões quimioterápicas e, em 2000, ocorreu a sua inauguração. Porém, o anexo permaneceu fechado por dois anos por consequência da espera por um credenciamento do serviço.
 
O credenciamento da quimioterapia junto às instâncias do governo estadual e federal, inclusive, foi um marco conquistado através de muita luta. Abaixo-assinados, assim como assembleias gerais com a comunidade com o objetivo de definir estratégias da luta, foram necessárias para que, em julho de 2022, a aprovação do credenciamento ser conquistada. Com isso, as primeiras sessões quimioterápicas iniciaram-se com sucesso. 
 
Após um ano de funcionamento, a Unidade de Tratamento Quimioterápico pôde ser considerada um sucesso. O hospital, no mesmo período, realizou um total de 430 procedimentos, sendo todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após o enorme êxito, o próximo passo que a Santa Casa precisou tomar foi a implementação do sistema de radioterapia.
 
Porém, as sessões de radioterapia dependem de uma infraestrutura física mais complexa, por exigir espaço amplo e especial para a construção da casamata, ou seja, local em que se instala o equipamento da radioterapia. Pensando nisso, a Santa Casa passou a lutar pelo Hospital Regional do Câncer de Passos.
 
Em 2006, com o apoio da comunidade local da cidade de Passos, uma Comissão Regional foi criada. Formada por funcionários da Santa Casa do município e membros da população de 32 municípios, a Comissão contou com várias ações, eventos e campanhas para realizar arrecadações de recursos para iniciar a construção do hospital.
 
Após longos anos de construção e investimento, em 2009, o Hospital Regional do Câncer foi oficialmente inaugurado. Atualmente, ele possui todas as funcionalidades e serviços que compõem o ciclo do tratamento contra o câncer, sendo eles radioterapia, diagnóstico, cirurgias oncológicas, oncologia pediátrica e braquiterapia.

12/07/2022
0 / 1

Santa Casa de Misericórdia de Passos comemora 20 anos do serviço de oncologia

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados