35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 30/04/2022
Conheça a trajetória do Programa Materno Intantil (PROMAI)

Após o Ministério da Saúde elaborar ações comprometidas em reduzir a mortalidade materna e aperfeiçoar os resultados perinatais, em 1998, a Santa Casa de Misericórdia de Passos criou o Programa Materno Infantil (PROMAI) Uma das principais motivações que levaram o hospital a criar o programa foi a meta de desenvolver ações integradas e articuladas com a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que pudessem proporcionar um novo paradigma da concepção da vida e diminuir a taxa de mortalidade neonatal na região de Passos.
 
O programa foi elaborado em quatro componentes, sendo eles: Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Incentivo ao aleitamento materno e ao alojamento conjunto e, por fim, Construção de uma Unidade Materno Infantil. A equipe de atendimento do programa é composta por médicos, enfermeiros, psicólogas, fisioterapeutas, odontologistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistente social e terapeuta ocupacional, além de voluntários da região.
 
Em 1999, o hospital iniciou a construção da Unidade Materno Infantil, cercada por uma estrutura física atualizada com as novas demandas práticas assistenciais e humanizadas. Posteriormente, em 2000, foi lançado o Programa de Humanização no pré-natal e nascimento, assim como o Programa de Humanização de Hospitais pelo Ministério da Saúde. 
 
Em 2001, foi implementado uma prática de alojamento conjunto como parte das ações humanas para auxiliar no aleitamento materno. Aprovado pela UNICEF e Ministério da Saúde, em 2003, a Santa Casa de Passos recebeu a honraria de Hospital Amigo da Criança após a instituição incentivar a amamentação maternal.
 
- PROGRAMA BUSCANDO VIDAS
 
Em 2007, em parceria com o Instituto Avon, o hospital deu início ao Programa Buscando Vidas e tinha como meta contribuir para a implementação da rede de atendimento para a detecção precoce do câncer de mama. Além disso, o projeto visa conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do descobrimento precoce.
 
De acordo com a Doutora Maria Lucia, o programa possui enorme importância. “O Programa Buscando Vidas é um projeto criado com o objetivo de prevenção do câncer de mama através do acompanhamento e oferta de exames de rastreamento, o que facilita bastante o diagnóstico precoce, ou seja, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a chance de cura da doença. O tempo médio entre o diagnóstico e o tratamento é de 21 dias. Assim, a doença identificada no início tem mais chances de cura”, afirmou a doutora.
O programa possui quatro pilares. O primeiro, trata-se da Promoção e Prevenção do Câncer de Mama, ou seja, ele busca levar informação à população a respeito da importância da realização de exames anuais, como clínicos e a mamografia. Neste primeiro eixo, são realizados também vários eventos de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, como palestras.
 
O segundo pilar é a Informatização. Nele, foi desenvolvido um sistema de informática para controle e monitoramento de todas as mulheres inseridas no programa denominado SISVIDAS, programa gratuito a todos os municípios por ser uma importante ferramenta no controle e gestão do programa. O terceiro é a Educação Continuada, ou seja, busca promover uma educação acessível a todos os profissionais. A Assistência Integrada completa os pilares do Programa Buscando Vidas. Garantir uma assistência que vai desde ações de educação, passando por diagnósticos precoces e tratamentos oncológicos é o objetivo deste pilar.
 
Por fim, é importante ressaltar que as cirurgias realizadas no programa são acessíveis às mulheres que precisam ser mastectomizadas, o que, de acordo com a Doutora Maria Lucia, contribuem para resgatar a autoestima das pacientes. Dessa forma, o ambulatório de mastologia garante exames complementares e seguimento a todas as mulheres.
 
- INAUGURAÇÕES
 
Em 2014, foi inaugurada a Maternidade no Complexo Infantil e, no ano seguinte, o Centro de Pediatria abriu as portas. Ambos os projetos foram vistos como inovadores por trazer benefícios à comunidade de Passos e região. Além disso, em 2016, houve a inauguração do Banco de Leite, programa que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos recém-nascidos, além de incentivar e destacar a importância do aleitamento materno.
 
- BANCO DE LEITE
 
O Banco de Leite foi criado posteriormente com a finalidade de promover o aleitamento materno, além da captação de leite para pasteurização destinado aos recém-nascidos prematuros. De acordo com Alessandra Aparecida Gomes Sarno, enfermeira e coordenadora do banco de leite da Santa Casa de Passos, o projeto é importante para o hospital. “A atuação do Banco de Leite é de grande importância para a Instituição, pois, além de realizarmos o processo de pasteurização, também colaboramos com o processo de ordenha leito e ordenha de leite refrigerado aos recém-nascidos. O Banco de Leite para uma maternidade de alto risco que tenha uma UTI neonatal de prematuros é de extrema importância para essa prematuridade, uma vez que ela é um grande desafio para os recém-nascidos”, afirmou.
 
Para Alessandra, o Banco de Leite necessita ser reconhecido pela população. “A população, assim como os municípios da região, precisam enxergar a importância de ter um banco de leite no nosso município. Precisamos da sensibilização da comunidade e autoridades para nos ajudar a criar promoções para divulgar nosso banco de leite”, disse.
 
Segundo a enfermeira, a pandemia auxiliou no processo de arrecadação de leite materno no hospital. “Nosso resultado em 2021 foi o melhor que tivemos. Devido às mães terem que permanecer dentro de suas casas, tivemos uma taxa maior de doadores de leite. Em 2022, a nossa captação diminuiu e, portanto, estamos em uma constante busca e ações para podermos captar leite para pasteurização”, finalizou.
 
O banco de leite ocorre no sexto andar da Santa Casa de Passos e funciona no horário comercial de segunda à sexta-feira. Além disso, os atendimentos são realizados de maneira online através de WhatsApp, como por exemplo, orientação para captação de leite e marcação de visitas para realização de exames no hospital. O projeto auxilia no processo de promoção e ajuda no manejo do aleitamento materno voltado às puérperas que necessitarem de ajuda.
 
Em caso de busca por mais informações a respeito do PROMAI, favor entrar em contato com o programa através do telefone (35) 3529-1353.

30/04/2022
0 / 1

Conheça a trajetória do Programa Materno Intantil (PROMAI)

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados