35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 18/04/2022
Cartório alocado na SCMP registra mais 110 nascimentos no hospital

O cartório alocado na Santa Casa de Misericórdia de Passos divulgou que, até março deste ano, foram registrados 116 nascimentos dentro do hospital. Devido à pandemia, o serviço entrou em paralisação e somente em novembro de 2021 ele foi reativado pelo hospital. Para realizar o cadastro, é necessário RG e CPF dos pais, Declaração de Nascidos Vivos, número de telefone para contato e certidão de casamento para responsáveis casados.

De acordo com Priscila Rocha Pereira Rodrigues, oficial substituta do cartório, realizar o registro no hospital é essencial. “É de suma importância fazer o cadastro dos recém-nascidos na Santa Casa. Ao registrar o nascimento no ambiente hospitalar, há uma diminuição do sub-registro, ou seja, nascimentos não registrados no próprio ano de nascimento ou no primeiro trimestre do ano subsequente. Além disso, é destinada uma verba à Santa Casa de Misericórdia, havendo uma cooperação conjunta que traz benefícios a todos”, afirmou.

Segundo Priscila, a necessidade do cartório no hospital se deve à quantidade de nascimentos que ocorrem na Santa Casa. “Levando em consideração o número de partos realizados no hospital, percebemos a necessidade da instalação de um Posto da Unidade Interligada na Instituição, visando uma prestação de serviço à população, agilidade na expedição da certidão de nascimento e comodidade para os pais que já se encontram no hospital, uma vez que não precisam se deslocar ao cartório para registrar o recém-nascido”.

“Com a pandemia, houve a paralisação dos serviços da Unidade Interligada em abril de 2020. O retorno ocorreu em novembro do ano passado [2021] e, agora, visamos um trabalho conjunto com a Santa Casa de Misericórdia para a divulgação do serviço à população, tendo em vista que o número de partos ainda é bastante superior ao número de registros feitos na Unidade Interligada”, finalizou Priscila.

Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados