35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 28/09/2020
Santa Casa de Passos Realiza Transplante Raro em Jovem Com Síndrome de Down
Matheus, de 19 anos, recebeu o transplante de um rim, após espera por sete meses.

A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou um transplante considerado raro no paciente Matheus Machado de Araújo, de 19 anos, com Síndrome de Down. Após esperar por sete meses por um transplante de rim, a instituição realizou no último dia 21 de Agosto o procedimento.


O caso do paciente Matheus foi um episódio raro vivenciado pela equipe de transplante da unidade de atendimento, já que ele tem necessidades especiais.

Matheus desenvolveu insuficiência renal por problemas de saúde e ficou um ano na hemodiálise, sendo quatro horas ligado à máquina, por três vezes na semana para filtrar o sangue, até que a Santa Casa de Passos propôs incluir o Matheus na lista de transplante, avaliando as condições favoráveis para os cuidados necessários, principalmente a rede de apoio familiar sólida do jovem, sendo então contemplado.

Como reforça o médico nefrologista e coordenador do transplante renal na SCMP, doutor Tomás Ribeiro Carvalho, somente o ato de doação de órgãos possibilita a concretização do sonho de um paciente que está na fila de um transplante realizando o tratamento de hemodiálise.

“A doação é um gesto muito nobre. É fundamental que os indivíduos e familiares manifestem esse desejo em vida”, afirma doutor Tomás, que detalha que o procedimento de transplante de rim realizado em Matheus, promoveu uma nova perspectiva de vida, com maior liberdade ao paciente e familiares.

A mãe de Matheus, Maria Aparecida Machado Martins, resume o sucesso do transplante do filho, no sentimento gratidão. “Sou grata à família do doador por ter dado uma nova vida ao meu filho. É graças a eles que estamos aqui, muito felizes e com uma vida bem melhor. Nós vencemos”, disse Maria, que já planeja as próximas viagens com o filho, que tanto gosta de passear na cachoeira.

Em alusão ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, celebrado em 27 de Setembro, a SCMP por meio de sua Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecido para Transplante, a CIHDOTT, mobiliza a comunidade para reforçar a importância da doação de órgãos. Apesar do momento difícil da despedida de um ente querido, é possível dar seguimento à vida, sendo a fonte de esperança que encerra a espera de uma família.

28/09/2020
0 / 1

Santa Casa de Passos Realiza Transplante Raro em Jovem Com Síndrome de Down

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados