35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 19/12/2019
SCMP Alerta Sobre os Perigos do Câncer de Pele
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Considerado o câncer mais incidente em todo o mundo, o câncer de pele exige atenção e cuidado. No Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano, cerca de 180 mil novos casos são diagnosticados.


Diante de números tão alarmantes, a campanha Dezembro Laranja, que acontece anualmente nesse mesmo período, busca alertar sobre os riscos e formas de proteção. Na Santa Casa de Misericórdia de Passos, além dessas ações, uma campanha especial está agendada já para o próximo mês de março.


Segundo a oncologista clínica do Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC), Cibele Barbosa Silveira, essa ação mobiliza todo o hospital e conta com o trabalho voluntário de médicos oncologistas, cirurgiões oncológicos, cirurgiões plásticos e patologistas, e também da equipe multidisciplinar, que abrange assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e colaboradores do setor administrativo.


“Temos em vista o diagnóstico e tratamento da doença, por isso, iniciamos alguns meses antes com informações sobre prevenção e cuidados básicos, além disso, as unidades básicas de saúde (PSF) orientam e encaminham aqueles pacientes com lesões suspeitas”, disse.


Dessa forma, com todos dedicados a identificar e tratar o problema, a especialista garantiu que há um impacto muito positivo para o controle da doença em toda a região. Ainda conforme sua fala, a realização de diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para conscientizar a população é fundamental, pois essa doença apresenta até 90% de cura quando diagnosticada precocemente.

 

O erro mais grave


Quando questionada sobre qual o erro mais grave da população quanto ao câncer de pele, Cibele enfatizou que é a exposição solar abusiva. De acordo com suas explicações, além da aplicação do filtro solar com FPS (Fator de Proteção Solar) adequado, é viável que as pessoas evitem atividades ao ar livre entre 10h e 16h e usem chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo.


“O protetor deve ser usado diariamente, até mesmo em dias nublados; A quantidade correta é aquela que cubra todo o rosto e o corpo, já a reaplicação deve ser frequente, de duas em duas horas, por exemplo, para aquelas pessoas com excesso de exposição solar ou transpiração”, falou.

 

Quando procurar um médico


Ainda que seja uma doença com alto índice de cura, as pessoas precisam se atentar em relação ao câncer de pele. Segundo a médica entrevistada, esse tipo de câncer pode se assemelhar a pintas ou outras lesões benignas, sendo assim, é fundamental que a pessoa conheça bem a sua pele e saiba em quais as regiões do seu corpo possuem manchas e pintas.


“Essa observação faz toda a diferença na hora de detectar irregularidade. É claro que somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer, mas é importante estar sempre atento às lesões de pele com aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; Também pintas pretas ou castanhas que mudam sua cor, textura ou tornam-se irregulares nas bordas e crescem; Ou ainda uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento”, ilustrou.  

19/12/2019
0 / 1

SCMP Alerta Sobre os Perigos do Câncer de Pele

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados