35 3529.1300
Redes socias
Navegue por
Matéria postada em 06/12/2019
Físico Médico do HRC Participa de Treinamento no Hospital MD Anderson
O entrevistado é o responsável técnico pelo serviço de radioterapia do HRC e garantiu que todo treinamento e atualização é válido, além de ser extremamente necessário.

Entre 22 participantes de 16 diferentes países, o físico médico do Hospital Regional Do Câncer de Passos (HRC), Eduardo Guidi F. dos Reis, foi destaque como único brasileiro no treinamento de prevenção de acidentes e incidentes em radioterapia, que aconteceu no último mês, no Hospital MD ANDERSON, o maior hospital oncológico do mundo, em Houston – Texas.


 Segundo o especialista, o objetivo do evento subsidiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) em conjunto com o MD Anderson, foi fornecer o conhecimento e a habilidade necessária para identificar e gerenciar riscos relacionados aos serviços de radioterapia.


Ao retornar dos cinco dias de treinamento, Guidi trouxe novas informações, ferramentas e recursos sobre como lidar com a documentação, relatar e revisar acidentes e quase acidentes, desenvolver procedimentos com base nas lições aprendidas, realizar a revisão interna contínua dos protocolos e práticas institucionais e desenvolver um plano de implementação para apoiar o uso seguro da radiação em instalações de Radioterapia.


“Foi um treinamento multidisciplinar, envolvendo os mais atuais e diversos protocolos internacionais, desenvolvemos um plano de implementação para melhorar ainda mais a segurança dos procedimentos, a fim de reduzir ao máximo o risco de acidentes e incidentes e saber compartilhar o melhor treinamento aos integrantes tanto para a equipe local como em âmbito nacional”, contou.


Outra questão debatida no evento, segundo o físico, foi a necessidade de reportar todo e qualquer erro, por mais que pareça insignificante. “Trabalhamos em um setor de alta complexidade, que envolve inúmeras etapas com participação de diferentes profissionais; erros podem acontecer, daí a importância em ter uma equipe bem treinada e com programa de garantia de qualidade bem estabelecido, para que os pacientes recebam tratamentos "sem acidentes" e de boa qualidade”, concluiu. 

06/12/2019
0 / 2

Físico Médico do HRC Participa de Treinamento no Hospital MD Anderson

  • Santa Casa © 2016 . Todos os direitos reservados